Detran-MS registra queda em infrações relacionadas ao álcool, mas aumento de motoristas sem CNH

A Operação Carnaval 2025, realizada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), contou com a colaboração da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Metropolitana e abordou 1.828 veículos em todo o Mato Grosso do Sul, abrangendo tanto rodovias estaduais quanto vias urbanas.

Durante a operação, foram realizados 4.092 testes de etilômetro, o que representa uma redução de 9,45% em relação ao ano passado, quando 4.519 testes foram feitos. O número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool também apresentou uma diminuição significativa. Em 2024, 13 pessoas foram autuadas por dirigir embriagadas; em 2025, esse número caiu para 4, uma redução de 69,23%.

O gerente da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, Ruben Ajala, atribui essa queda ao trabalho contínuo de fiscalização e à mudança de comportamento da população. “Essa diminuição no número de motoristas alcoolizados é resultado, em grande parte, da conscientização sobre os riscos e da efetiva ação dos órgãos de fiscalização, que estão cada vez mais preparados e treinados”, afirmou.

Além disso, o número de recusas ao teste de alcoolemia também caiu: de 410 em 2024 para 223 em 2025, representando uma redução de 45,61%. Isso indica que, na maioria das abordagens, os motoristas estavam dirigindo de forma legal e sem consumir álcool.

O número de motoristas presos por dirigir alcoolizados também diminuiu, passando de 7 em 2024 para 4 neste ano.

No entanto, uma nova preocupação tem chamado a atenção das autoridades: o aumento de motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em 2024, 77 pessoas foram flagradas dirigindo sem CNH, mas em 2025 esse número subiu para 94, um aumento de 22,08%. Ruben Ajala destacou que essa prática tem se tornado uma nova preocupação para os órgãos fiscalizadores.

Com informações da Comunicação Detran-MS

VEJA MAIS

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 40 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.927 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (14). O…

Em Roma, Lula defende que pobres sejam colocados no orçamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (13), durante a abertura do…

PNE: relatório sugere investimento de 7,5% do PIB para educação

Os investimentos necessários para assegurar uma educação de qualidade, zerar deficiências, manter infraestrutura e valorizar…