MS pode adotar política de atenção à saúde de mulheres na menopausa

Mato Grosso do Sul poderá instituir uma política pública para garantir atendimento integral e humanizado às mulheres no climatério e na menopausa. A medida está prevista no Projeto de Lei 42/2025, apresentado pelo deputado Neno Razuk (PL) nesta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa (ALEMS).

A proposta visa criar a Política Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa, estabelecendo diretrizes para melhorar a qualidade do atendimento, com foco na assistência à saúde física e mental.

Entre as ações previstas estão campanhas de conscientização sobre sintomas, exames e tratamentos, incentivo ao atendimento multidisciplinar para diagnóstico precoce de doenças crônicas e capacitação de profissionais da saúde.

Segundo o deputado, a aprovação do projeto representa um avanço para garantir que mulheres nesse período tenham acesso a informações e cuidados adequados para manter a qualidade de vida.

O projeto agora entra em fase de pauta para possíveis emendas e, em seguida, será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se aprovado, seguirá para votação nas comissões temáticas e no plenário da Casa de Leis.

VEJA MAIS

Apagão atinge oito cidades de MS na noite de segunda-feira

Oito cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Dourados, Corumbá, e Aquidauana, ficaram sem energia…

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…