Search
Close this search box.

Conheça a avião pulverizador agrícola que não precisa de piloto

A Pyka é uma startup do Vale do Silício, na Califórnia, está de olho no vasto potencial do mercado agrícola brasileiro. “A parceria com a Pyka não poderia ter vindo em melhor hora. Agora podemos oferecer aos nossos clientes uma aeronave inovadora, projetada para ser a mais avançada em pulverização agrícola”, destaca José Eduardo Brandão, CEO da Synerjet.

Desde a entrega de sua primeira unidade em 2021, a Pyka ampliou sua atuação com clientes ativos na América do Norte e Central e, atualmente, possui uma frota de 10 aeronaves agrícolas em operação. “Esperamos vender pelo menos 20 unidades em 2025 e aumentar esse número, com a previsão de que o mercado possa absorver até 100 aeronaves por ano”, afirma Mateus Dallacqua, diretor da Synerjet.

As duas empresas querem capitalizar a posição de destaque do Brasil na agricultura global. O país é o maior produtor mundial de soja, café, suco de laranja, algodão e açúcar. Nos últimos anos, o Brasil superou os Estados Unidos, tornando-se o maior exportador de algodão do mundo.

Pulverizador pode voar à noite

O Pelican Spray permite que os agricultores apliquem produtos agrícolas com precisão e redução de deriva. A aeronave pode transportar até 300 litros de carga útil, é fornecida com cinco conjuntos de baterias intercambiáveis para garantir operação ininterrupta 24/7 e cobre até 90 hectares por hora a uma taxa de aplicação de 10 litros por hectare. 

Capaz de operar à noite, a aeronave aumenta significativamente a produtividade ao dobrar a janela de pulverização e maximizar a eficiência, enfrentando pragas noturnas no momento ideal. “O Pelican melhora a eficiência das aplicações agrícolas enquanto promove práticas sustentáveis, reduzindo as emissões de carbono. A aeronave está alinhada com as metas globais de sustentabilidade para o setor agrícola,” acrescenta Brandão.

Alguns dos principais players do agronegócio brasileiro já se comprometeram a integrar o Pelican Spray em suas operações, como a SLC Agrícola, uma das maiores produtoras agrícolas do Brasil, que assinou um acordo para adotar a aeronave autônoma agrícola.

Para Norcia, o Pelican Spray é estratégico ao gerar valor para os produtores rurais do Brasil, país cuja produção de grãos deve crescer 10,2% em 2025 frente a 2024, segundo o IBGE, atingindo 322 milhões de toneladas. “Vamos demonstrar a versatilidade e a tecnologia avançada de nossas aeronaves nas principais feiras agrícolas do Brasil, mostrando a eficiência econômica do modelo e sua capacidade de aumentar a lucratividade dos agricultores, reduzindo significativamente as emissões de carbono”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

DR com Demori debate conflito Israel-Palestina com professor da PUC-SP

O conflito entre Israel e Palestina será o tema do próximo programa DR Com Demori,…

CMN libera R$ 4,43 bilhões do FAT para investimentos em tecnologia

As indústrias terão R$ 4,43 bilhões adicionais do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para…

Prefeitura de Bodoquena esclarece regra da “quarentena” em contratações temporárias e rebate boatos

A Prefeitura de Bodoquena divulgou na tarde desta segunda-feira (30) uma nota de esclarecimento sobre…