Com o início de um novo ano, o Sebrae/MS retomou, nesta segunda-feira (6), o atendimento presencial em suas unidades localizadas em Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados e Três Lagoas, após o período de recesso. A reabertura foi marcada por grande procura de empreendedores em busca de orientações para regularização de pendências e gestão de empresas.
“O começo de ano é sempre assim. As pessoas buscam resolver suas pendências. O microempreendedor individual, principalmente, procura verificar o reenquadramento. Aqueles que tiveram um faturamento superior ao limite vão verificar essa questão. Também temos muita emissão de guias do DAS, e outros já começam o ano olhando para o imposto de renda”, afirma o gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MS, Rodrigo Maia.
Ele destaca que grande parte dos serviços está disponível on-line, o que facilita a vida dos empreendedores. “Há opções como o aplicativo do Sebrae, que permite a emissão de guias, e o portal Empresas & Negócios do governo federal, onde é possível realizar o cadastro como MEI”, complementa Maia.
A maior parte de quem busca o atendimento presencial está formalizado como microempreendedor individual (MEI), um segmento cujo faturamento anual pode chegar a até R$ 81 mil. Há 158 mil empreendedores cadastrados nesta categoria em Mato Grosso do Sul, segundo dados da Receita Federal.